quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Outubro: Mês da Criança



Nascidos em bordéis - 7/10

Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes. E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

Direção: Zana Briski / Ross Kauffman
Ano: 2004
Tempo: 85 min.

Mostra Anima mundi - 14/10

O Anima Mundi é um festival de animação que ocorre anualmente no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.Iniciado em 1993, é o maior da América Latina. Durante o festival são exibidos curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais. As linguagens narrativas e técnicas são as mais variadas e o festival não exige nenhum critério específico. Neste vídeo vamos conferir uma seleção com as melhores animações de uma edição do festival.

Ser e ter - 21/10

Podem-se destacar vários aspectos do filme Ser e Ter, pois se trata de um documentário sobre o processo de ensino de crianças de diversas idades que habitam num vilarejo do interior da França. Mas talvez o mais marcante de todo o filme seja o compromisso do professor com a educação e o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de uma questão eminentemente ética. O professor tem um papel fundamental no processo educacional do qual ele não pode abrir mão: colaborar com o processo de humanização de seus alunos. É isso que faz o professor do filme Ser e Ter.

Ano: 2002
Duração: 104min
Diretor: Nicolas Philibert




O ano que meus pais sairam de férias - 28/10

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Direção: Cao Hamburger
Ano
de Lançamento (Brasil): 2006
Tempo de Duração: 110 minutos

Com: Michel Joelsas , Germano Haiut , Daniela Piepszyk , Caio Blat , Paulo Autran


SESSÃO-EXTRA


À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA


O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão, temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito, aquele que possa dar continuidade ao seu sangue! A sua mulher não consegue engravidar e ele acredita que a namorada do seu melhor amigo é a mulher ideal que procura. Violada por Zé do Caixão, a rapariga quer cometer suicídio para regressar do mundo dos mortos e levar a alma danada daquele que a violou. A saga de Zé do Caixão continuará em Esta noite encarnarei no teu cadáver.


Direção: José Mojica Marins
Ano
de Lançamento (Brasil): 1964


Nenhum comentário:

Postar um comentário